Para aqueles que torcem o nariz para o brócolis, ou até mesmo, aqueles que adoravam me zoar por eu ser fã #1 dessa hortaliça e ter feito um trabalho na faculdade abordando apenas esse assunto, aí está o recente estudo.
Vossa Majestade, o Brócolis!
Comer brócolis todos os dias pode prevenir câncer de estômago.
Fonte: Terra – Alimentação.
Ele parece mais uma árvore em miniatura, cheia de folhinhas bem verdes e crocantes quando cruas. A comparação, que serve mais para convencer uma criança a comer o legume, diz respeito ao brócolis. Abundante no Brasil, o vegetal acaba de virar o herói na prevenção de câncer de estômago. Segundo o jornal Daily Mail, a ingestão diária de brotos do legume significa uma proteção maior ao órgão do aparelho digestivo.
O estudo, publicado no Cancer Prevention Research, aponta que os brotos de brócolis contêm uma substância chamada sulforaphane. É esse nutriente o responsável por combater a bactéria Helicobacter pylori, que causa a gastrite, as úlceras e até o câncer estomacal.
Para avaliar os efeitos do consumo diário do vegetal, a pesquisa conduziu dois grupos distintos de voluntários: metade teria porções diárias de brotos de brócolis, enquanto a outra metade, brotos de alfafa. Para aqueles que acrescentaram o brócolis na dieta, houve uma redução de 40% nos níveis da bactéria. “O alimento, quando ingerido regularmente, pode, potencialmente, ter uma ação nas causas de problemas gástricos e, talvez, até na prevenção do câncer de estômago”, comenta Jed Fahey, do Hospital Universitário Johns Hopkins.
Segundo o pesquisador Jed Fahey, os brotos de brócolis são mais potentes e indicados para a prevenção, pois apresentam substâncias em quantidades mais concentradas. Por isso, eles seriam ricos em sulforaphane – quando comparados aos vegetais já maduros.
ANDRESSA, ESTAVA BUSCANDO UM TEMA PARA MEU PRÉ PROJETO D MESTRADO , AMEI ESSA NOTÍCIA, GOSTARIA DE SABER COMO CONSEGUIR A FONTE ORIGINAL DESTA PESQUISA, VC SABE ME INFORMAR?
AGUARDO SUA RESPOSTA
Olá Carla,
Infelizmente não sei mais a fonte exata, pois peguei essa reportagem no site do Terra há algum tempinho. Talvez fosse interessante você efetuar uma busca no próprio site da revista, na qual o estudo foi publicado: Cancer Prevention Research. Ou até mesmo dar uma rastreada no PubMed.
Desculpe a curiosidade, mas pretende fazer mestrado em Nutrição? =)
Um abraço,
Andressa.